Pular para o conteúdo principal

Por que Estética?




Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana
Carl Jung


Para você que quer ingressar nessa área, primeiro você precisa desmistificar alguns aspectos importantes.
Estética não é um curso livre que te ensina a passar "creminho", como era antigamente taxado (deixarei a lei dos profissionais de estética no final da postagem). 
Você precisa ser formado para exercer a profissão. 

Um profissional de Estética cuida do maior órgão do nosso corpo, a pele. Somos profissionais da saúde!
Logo, devemos dominar anatomia, fisiologia, bioquímica, química, cosmetologia, entre várias outras matérias.

Podemos trabalhar com pacientes de pós operatório, gestantes, queimados, geriátricos, atletas,  oncológicos e até paliativos.
Através de nosso conhecimento, promovemos uma reabilitação da pele. Uma melhora da qualidade da região. E em conjunto com uma equipe multidisciplinar, ajudamos a tratar o paciente como um todo. 

Vale ressaltar a necessidade do empoderamento de uma estética científica. A maioria dos artigos da nossa área são de fisioterapeutas, farmacêuticos... O que muito nos agrega e todos são bem vindos! Porém, cabe a nós, também, fazermos o enriquecimento científico da nossa área. Cabe a nós desmistificar, dia a dia, essa história de que estética é passar só creminho. Precisamos mostrar que somos profissionais da saúde, que temos embasamento, e que estamos aqui para ficar.

Conscientes, Orientados e Competentes.

Por que estética? 
Porque ela nos possibilita interagir com as pessoas, ajuda a buscar a auto-estima, tratar e amenizar sintomas, nos dá diversas áreas de atuação, nos permite difundir a sustentabilidade e consciência ecológica, participação no desenvolvimento de cosméticos e pesquisas...

Estética não é só sobre o que vemos por fora, como diz um artigo da UFPR (link no final da postagem): "A noção de estética, antes de ter sido associada com a arte e com o belo, derivou “do grego aisthesis ou aestesis, [...] [que] significa a capacidade de sentir o mundo, compreendê-lo pelos sentidos, é o exercício das sensações” (ALMEIDA, 2015, p. 134). "

Agradeço desde já a presença neste blog. 
Abordaremos diversos assuntos na área da Estética & Cosmetologia, saúde e bem estar no geral. Deixarei dicas, informações importantes, algumas indicações minhas e claro, conhecimento com embasamento.

Até a próxima pessoal!
.
.
.
.
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ficha de Anamnese

A anamnese (do grego ana significa trazer de novo e mnesis memoria) é um método interrogatório adotado na medicina desde a Grécia Clássica, época em já visava aliviar o sofrimento do paciente. Porém, apenas no último século ela foi recomendada com interesse diagnóstico (FONTANELLA, 2010; BARROS, 2004).  Segundo Balena (2008,p.10), “A anamnese ou história clínica constitui a base para o diagnóstico e tratamento do paciente.” Conforme Feuzer e Novotny, (2008, p.3): “anamnese é uma entrevista que tem por objetivo coletar informações sobre o cliente que tenham relação com o serviço que está se propondo, seus objetivos, expectativas e possíveis interferências nos resultados que deseja obter,[...] A anamnese em qualquer área da saúde e beleza [...] dará início a um relacionamento de confiança entre o cliente e o profissional, que neste momento tem a oportunidade de demonstrar conhecimento, ética e profissionalismo.” Essa f icha é um do cumento em forma de questionário, apl icado como se fo